terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Bem esta deve ser a rena!..... do rei...
O retrato da Rainha ( muito bem feito)



Nestas 3 ultimas fotos nota-se a facilidade desta gente fazer musica


As vistas do rei...
O Poiso do Rei
o trono do rei mas estava ocupado pela xana lol
Um quadro do rei!!
Este é qualquer coisa ao rei ..não sei..


E assim começou o nosso almoço!!
No palácio real...

Bela vista! não confundir com boa vista que esse está lá bem em baixo..













Da vontade de chorar não dá!!



E sempre os 3 reais da vida aírada !!
(o resto da cantiga já sabem..)









NAÇÕES EXTINTAS:CEILÃO

     
        Até 1972, o atual Sri Lanka denominava-se Ceilão, o qual foi uma colónia portuguesa durante 153 anos, até ser conquistada pelos holandeses.
        Localizado ao largo da extremidade sul do subcontinente indiano, o antigo Ceilão (que significa "terra dos leões" na língua páli), é banhado a sul e a oeste pelo oceano Índico. O mesmo que os nossos antepassados tentaram dominar em meados do século XVI. Para isso, assinaram um tratado com o reino de Cota que fundou o chamado Ceilão português. Em 1565 a capital do território foi transferida de Kotte para Colombo (situação somente revertida em 1982 com a inauguração do novo parlamento em Kotte  que recuperou assim o estatuto de capital).
        Foi a introdução do cristianismo no Ceilão português que gerou atritos com as populações indígenas, que procuraram apoio junto do Império holandês. Após a guerra luso-holandesa, em 1627, Portugal perdeu as suas colónias asiáticas para a potência rival. Contudo, ainda hoje subsistem vestígios da presença portuguesa na atual cultura cingalesa.
        Durante as Guerras Napoleónicas, o Reino Unido, temendo que o controlo da França sobre os Países Baixos fizesse com que a ilha (a que chamavam Ceylon) ficasse na posse dos gauleses, resolveram ocupar, sem grande dificuldade, a antiga colónia portuguesa. Corria o ano de 1796. Seis anos volvidos, a ilha seria formalmente cedida ao Império britânico.
        Os ingleses introduziram o cultivo do chá, café e borracha nas montanhas da ilha. Para trabalhar nas fazendas, os grandes proprietários britânicos importaram mão de obra tamil, oriunda do sul da Índia. Não tardou a que os tamil representassem 10% da população cingalesa. Seguindo a sua tradicional política de "dividir para reinar", os ingleses ora favoreciam uma ora outra das etnias, promovendo uma crescente tensão étnica que ainda hoje se mantém e que esteve na origem de uma sangrenta guerra civil (1983-2009).
         O Ceilão tornou-se independente a 4 de fevereiro de 1948 mediante a celebração de tratados militares com o Reino Unido.
        A ilha tem cerca de 65.000 km2 e uma população que ronda os 21 milhões de habitantes. 70% dos quais são budistas, sendo a o hinduísmo a segunda religião mais seguida no país. Cristianismo e islamismo também têm seguidores.
        Um terço da ilha é arável, pelo que a agricultura é a atividade económica predominante. Até ao início da década de 1990, o Ceilão (então já rebatizado de Sri Lanka) era o maior exportador mundial de chá, estatuto perdido devido à guerra civil. Tem como moeda oficial a rupia cingalesa.
         Politicamente, o Ceilão sempre foi, desde a independência, uma república. O seu estandarte nacional é complexo e tem como elemento central um leão. Este representa a raça cingalesa e a espada que empunha simboliza a soberania da ilha. Mesmo após a mudança de nome do país, a bandeira manteve-se inalterada.

Mapa do Ceilão (atual Sri Lanka).

Docinhos

A minha mais recente criação.


BOMBONS de limão e de Doce de Morango.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DO FUNDO DO BAÚ



       Nesta sensacional minissérie em duas edições, publicada no Brasil em 2010 pela Panini e recentemente adicionada ao meu acervo, testemunhamos o renascimento de uma lenda: nada mais nada menos do que o Tocha Humana original. Um dos mais ilustres representantes da Idade do Ouro dos comics regressa das brumas do passado para salvar o mundo de uma terrível ameaça, ao mesmo tempo que reaprende o que significa ser humano.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

E PLURIBUS UNUM




    Saudações, Magníficos!

    Devido ao problema de saúde da nossa estimada amiga Xana (a quem aproveito para, em meu nome e da minha esposa,  paradesejar as rápidas melhoras) que a impediria de participar no convívio de amanhã, informo que o mesmo será adiado. A nova data (provisória porque sujeita ainda à aprovação de todos os convivas) será 11 de março. Local, horário e ementa manter-se-ão inalterados. A confirmar-se esta data para a realização do próximo encontro, poderíamos (caso assim o desejem) incluir no programa do mesmo uma ida ao cinema para ver Ghost Rider 2: Spirit of Vengeance que, como sabem, estreará no próximo dia 1 de março.
    Creio falar por todos os Magníficos quando digo que a nossa divisa é e pluribus unum (que, para quem não sabe, é uma expressão latina que significa "e todos por um" e que também é a divisa do glorioso SLB). Sendo assim, estaria fora de questão realizar o convívio face à ausência da nossa benjamim ou de qualquer outro ilustre membro do grupo (contanto motivada por impedimentos válidos).
     Se todos estiverem de acordo com a data acima proposta, cá vos esperaremos no próximo dia 11 de março para degustarem uma sublime francesinha, confecionada pela minha augusta esposa, e as não menos apetitosas sobremesas da autoria da Xana que, decerto, regressará revigorada.
    
      

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Noticia de última hora


Caros amigos,

Venho desta forma comunicar que não poderão contar com a minha presença no próximo convívio, dado os meus mais recentes problemas de coluna. Eu passo a explicar.
Ontem de manhã acordei com uma dor na coluna, mas até aí nada de anormal, pois normalmente acordo assim mas ao longo do dia vai passando. Contudo, ontem não foi assim, muito pelo contrário foi-se intensificando. Pouco ou nada consigo fazer. Assim sendo, não me sinto capaz de enfrentar uma viagem de carro neste estado.
Peço imensa desculpa.
Como já estava tudo combinada, não precisam de cancelar o convívio. Reúnam-se na mesma e divirtam-se.
No nosso próximo encontro, irei compensar-vos com algumas delicias doces.


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

NÉMESIS: VENOM



      Na vasta galeria de vilões do Homem-Aranha (que porventura só terá paralelo na do Batman), figuram várias personagens sinistras e ao mesmo tempo fascinantes. Venom, o simbionte alienígena que durante algum tempo usou Peter Parker como hospedeiro, é, sem dúvida, uma delas. Saibam mais sobre este inimigo mortal do herói aracnídeo em http://bdmarveldc.blogspot.com/2012/02/nemesis-venom.html

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CONVÍVIO 26/02/2012 (GULPILHARES)



   
    Saudações, Magníficos!

    Realizar-se-á no próximo domingo (26 de fevereiro) mais um memorável convívio dos Magníficos, desta feita na exótica vila de Gulpilhares.

Convivas: Ricardo, Blandy, Xana, Andreia, Duque, Paulo, Leo e Soneca (os suspeitos do costume).
Ementa: Francesinha (bomba calórica devidamente guarnecida com batatas fritas) e a sobremesa vencedora da votação online atualmente em curso no nosso blogue. Tudo regado com cerveja, refrigerantes e vinho gentilmente ofertados pela DAPAVAL.
Horário: 10:30 (fuso horário do Continente e da Madeira, não dos Açores).

    Conforme ficou combinado no nosso último encontro, o convívio de domingo deveria incluir uma ida ao cinema para assistir ao filme Ghost Rider 2: Spirit of Vengeance, o qual, segundo informação disponibilizada no portal do Sapo, estrearia no dia 23 de janeiro. Sucede que essa data está errada e o segundo filme do Motoqueiro só estreará a 1 de março. Sendo assim, deixo aqui o link para o site dos cinemas Zon Lusomundo para que se possam inteirar das alternativas em cartaz e das que entretanto irão estrear: http://www.zonlusomundo.pt/Estreias.aspx.
    Recordo que, caso mantenham o interesse de incluir um sessão de cinema no programa do nosso convívio, deverão primar pela pontualidade e todos deverão colaborar para que tudo corra pelo melhor.
    Para qualquer dúvida, comentário ou sugestão, não hesitem em contactar-me por telefone, sms, email ou sinais de fumo (opção exclusiva para o nosso decano Soneca).
Desejo-vos boa viagem e até domingo à hora combinada.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Doces a votação

Bom dia Magnificos,

Já que o nosso próximo convivio está a chegar, e para não haver reclamações quando chegar a hora da sobremesa, convido-vos a votarem na sobremesa que mais agradar ao olhos :) porque o gosto fica para domingo.





Bolo de chocolate sem farinha


Pudim de Leite condensado


Bolo Mouse de chocolate


OU
a tão solicitada


Tarte marmoreada

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

DO FUNDO DO BAÚ


 

      Entre as minhas últimas aquisições, destaco este interessante crossover, repleto de ação e mistério, estrelado por duas das heroínas mais sensuais da banda desenhada: Mulher-Gato (DC) e Vampirella (Harris Comics).

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

HERÓIS EM AÇÃO: MOTOQUEIRO FANTASMA


     Poderá um homem fazer um pacto com o Diabo, transformar-se no Espírito da Vingança e, ainda assim, ser um herói? A poucos dias da estreia nos cinemas nacionais de Ghost Rider 2:Spirit of Vengeance, conheçam a trágica história de Johnny Blaze, o Motoqueiro Fantasma em http://bdmarveldc.blogspot.com/2012/02/herois-em-acao-motoqueiro-fantasma.html

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A CIGARRA E A FORMIGA (Versões Alemã e Portuguesa)

Versão Alemã

A formiga trabalha durante todo o Verão debaixo de Sol. Constrói a sua casa e enche-a de provisões para o Inverno.
A cigarra acha que a formiga é burra, ri, vai para a praia, bebe umas bejecas, dá umas quecas, vai ao Rock in Rio e deixa o tempo passar.
Quando chega o Inverno a formiga está quentinha e bem alimentada. A cigarra está cheia de frio, não tem casa nem comida e morre de fome.


Fim





Versão Portuguesa

A formiga trabalha durante todo o Verão debaixo de Sol. Constrói a sua casa e enche-a de provisões para o Inverno.
A cigarra acha que a formiga é burra, ri, vai para a praia, bebe umas bejecas, dá umas quecas, vai ao Rock in Rio e deixa o tempo passar.
Quando chega o Inverno a formiga está quentinha e bem alimentada. A cigarra, cheia de frio, organiza uma conferência de imprensa e pergunta porque é que a formiga tem o direito de estar quentinha e bem alimentada enquanto as pobres cigarras, que não tiveram sorte na vida, têm fome e frio.

A televisão organiza emissões em directo que mostram a cigarra a tremer de frio e esfomeada ao mesmo tempo que exibem vídeos da formiga em casa, toda quentinha, a comer o seu jantar com uma mesa cheia de coisas boas à sua frente.

A opinião pública tuga escandaliza-se porque não é justo que uns passem fome enquanto outros vivem no bem bom. As associações anti pobreza manifestam-se diante da casa da formiga. Os jornalistas organizam entrevistas e mesas redondas com montes de comentadores que comentam a forma injusta como a formiga enriqueceu à custa da cigarra e exigem ao Governo que aumente os impostos da formiga para contribuir para a solidariedade social.

A CGTP, o PCP, o BE, os Verdes, a Geração à Rasca, os Indignados e a ala esquerda do PS com a Helena Roseta e a Ana Gomes à frente e o apoio implícito do Mário Soares organizam manifestações diante da casa da formiga.

Os funcionários públicos e os transportes decidem fazer uma greve de solidariedade de uma hora por dia (os transportes à hora de ponta) de duração ilimitada.

Fernando Rosas escreve um livro que demonstra as ligações da formiga com os nazis de Auschwitz.
Para responder às sondagens o Governo faz passar uma lei sobre a igualdade económica e outra de anti descriminação (esta com efeitos retroactivos ao princípio do Verão).

Os impostos da formiga são aumentados sete vezes e simultaneamente é multada por não ter dado emprego à cigarra. A casa da formiga é confiscada pelas Finanças porque a formiga não tem dinheiro que chegue para pagar os impostos e a multa.

A formiga abandona Portugal e vai-se instalar na Suíça onde, passado pouco tempo, começa a contribuir para o desenvolvimento da economia local.

A televisão faz uma reportagem sobre a cigarra, agora instalada na casa da formiga e a comer os bens que aquela teve de deixar para trás. Embora a Primavera ainda venha longe já conseguiu dar cabo das provisões todas organizando umas "parties" com os amigos e umas "raves" com os artistas e escritores progressistas que duram até de madrugada. Sérgio Godinho compõe a canção de protesto "Formiga fascista, inimiga do artista...".

A antiga casa da formiga deteriora-se rapidamente porque a cigarra está-se cagando para a sua conservação. Em vez disso queixa-se que o Governo não faz nada para manter a casa como deve de ser. É nomeada uma comissão de inquérito para averiguar as causas da decrepitude da casa da formiga. O custo da comissão (interpartidária mais parceiros sociais) vai para o Orçamento de Estado: são 3 milhões de euros por ano.
Enquanto a comissão prepara a primeira reunião para daí a três meses, a cigarra morre de overdose.

Rui Tavares comenta no Público a incapacidade do Governo para corrigir o problema da desigualdade social e para evitar as causas que levaram a cigarra à depressão e ao suicídio.

A casa da formiga, ao abandono, é ocupada por um bando de baratas, imigrantes ilegais, que há já dois anos que foram intimadas a sair do País mas que decidiram cá ficar, dedicando-se ao tráfego da droga e a aterrorizar a vizinhança.

Ana Gomes um pouco a despropósito afirma que as carências da integração social se devem à compra dos submarinos, faz uma relação que só ela entende entre as baratas ilegais e os voos da CIA e aproveita para insultar Paulo Portas.

Entretanto o Governo felicita-se pela diversidade cultural do País e pela sua aptidão para integrar harmoniosamente as diferenças sociais e as contribuições das diversas comunidades que nele encontraram uma vida melhor.

A formiga, entretanto, refez a vida na Suíça e está quase milionária...

FIM

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DO FUNDO DO BAÚ



      Escrita e desenhada por Pepe Moreno, a novela gráfica Batman: Digital Justice foi gerada por computador numa época em que as novas tecnologias e o 3D eram ainda do domínio da ficção científica.
     Embora a história se desenrole fora da continuidade oficial da DC, não se trata de uma realidade alternativa.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ETERNOS: WILLIAM MOULTON MARSTON (1893-1947)



     Psicólogo, inventor, escritor, feminista. A personalidade de William Moulton Marston tinha tanto de multifacetada como de excêntrica. Como legado, deixou duas invenções mundialmente famosas: o polígrafo (vulgarmente conhecido como "detetor de mentiras") e a mais icónica das super-heroínas: a Mulher-Maravilha.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

NÉMESIS: FÉNIX NEGRA



   
     Mais do que uma vilã, a Fénix Negra era uma força da Natureza cujo incomensurável poder quase destruiu o Universo. Ao usar Jean Grey como hospedeira, a Força Fénix provou que o poder absoluto corrompe absolutamente . Mas aprendeu também que o amor tudo vence...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FÁBRICAS DE MITOS: IMAGE COMICS



     No ano em que se assinala o 20º aniversário da sua fundação, a Image Comics continua a dar cartas no mercado editorial dos quadradinhos e a intrometer-se entre as gigantes Marvel e DC.