quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

FILMES DE CULTO

Edward Norton magistral na pele de um neonazi que busca redenção.
      Alcançada a bonita marca de cem mensagens publicadas no nosso amado (pelo menos por alguns) blogue, tenho o prazer de vos apresentar outro dos meus filmes de culto: "América Proibida" (American History X).
     Trata-se de uma produção de 1998 dirigida por Tony Kaye e com Edward Norton no papel principal.

     "América Proibida" conta a história de dois irmãos, Derek Vinyard (Edward Norton) e Danny Vinyard (Edward Furlong) que vivem em Venice Beach, Los Angeles. Ambos são inteligentes e carismáticos e recordam com saudade o pai bombeiro morto por um traficante de droga negro enquanto combatia um incêndio num subúrbio da cidade.

    Em resultado deste episódio dramático, Derek adere ao movimento neonazi e acaba por assassinar brutalmente dois negros membros de um gang que apanha em flagrante a tentarem assaltar a carrinha que outrora pertencera ao seu pai. Preso, Derek é condenado a três anos de prisão por homicídio.

   Entretanto, fortemente influenciado pelo irmão mais velho, Danny adere também ao movimento neonazi. Derek contudo mudou radicalmente a sua visão do mundo em resultado da sua experiência na cadeia onde foi espancado e violado por outros reclusos brancos e onde travou amizade com um prisioneiro negro.

   De volta à liberdade, Derek tudo fará para salvar o irmão das garras do sinistro líder do movimento neonazi.

   Narrada de uma forma não linear, a história mereceu o elogio da crítica, tendo Edward Norten sido nomeado para a categoria de Melhor Ator pela Academia de Hollywood.

   Um filme pungente sobre ódio e redenção. Não recomendável a piegas nem a adeptos do politicamente correto por conter linguagem obscena e cenas de violência explícita.

1 comentário: