segunda-feira, 21 de março de 2011

FILMES DE CULTO: O GRANDE LEBOWSKI

Não deviam ter mijado no tapete do Dude...
  


    Neste filme de culto escrito e dirigido pelos inenarráveis irmãos Cohen em 1998,  a história desenrola-se no inicio dos ano 90, época da primeira Guerra do Golfo. Jeffrey Lebowski é um desempregado convicto, que vive ociosamente em Venice (Califórnia), com atitude de hippie anacrónico e que se autodenomina  "The Dude" (algo como "o Bacano").
   Quando não está no seu apartamento semi vazio, ouvindo no walkman canções de Creedence ou fumando ervas exóticas e ingerindo ácido, ele participa  num campeonato de bowling. Esta é de resto a única atividade em que Lebowski e seus parceiros se empenham, por vezes excessivamente. 
   Como inseparáveis companheiros de aventuras e desvarios, Lebowski conta com o veterano do Vietname, Walter Sobchak (John Goodman), neurótico e divorciado, e "Donny"(Steve Buscemi), um grande jogador de bowling mas que ninguém deixa falar e que tarde de mais se descobre que  possui problemas cardíacos.
    A premissa do filme não poderia ser mais mirabolante: certo dia, a rotina de "The Dude" é mudada quando desconhecidos invadem o seu apartamento em busca de dinheiro devido pela sua "esposa" Bunny. Como não conseguem nada, um deles urina no tapete que compunha a sala e de que Dude tanto se orgulhava.  Furioso, Dude descobre quem era o sujeito de quem os cobradores estavam atrás (um milionário com o mesmo apelido que o seu),  passando a designá-lo por "O Grande Lebowski" e vai atrás do seu homónimo buscando compensação do seu prejuízo. O milionário, porém,  não lhe dá nada além de uma reprimenda.
Então Dude rouba um dos tapetes da mansão e leva-o para o seu apartamento. Na saída, ao passar pela piscina, ele conhece Bunny, a encantadora esposa caloteira do "Grande Lebowski" que, amavelmente, lhe propõe um fellatio a troco de mil dólares.
    Algum tempo depois, "O Grande Lebowski" telefona a Dude e pede a sua ajuda para entregar um milhão de dólares como resgate pelo sequestro da esposa Bunny. Dude conta aos seus amigos que acha que o sequestro é uma farsa, que Bunny planeou tudo para ficar com o dinheiro do marido uma vez que havia acumulado uma montanha de dívidas. Então o amigo de Dude, Walter, elabora um plano que consiste em desmascarar os sequestradores e ficar com o dinheiro sem que o Grande Lebowski saiba. Claro que o plano, apesar da sua genial simplicidade, não resulta e Dude começa a sofrer as consequências.
   Pelo meio Dude envolve-se com a excêntrica filha do Grande Lebowski, interpretada por Julianne Moore.
  Com um elenco repleto de estrelas, o Grande Lebowski (Big Lebowski) não tem propriamente uma história consistente ou um fio condutor; é antes um emaranhado de pequenas coisas, salpicado por muitos elementos e personagens entre o esquizofrénico e o meramente estranho que lhe valeu a classificação de OVNI(!) em alguns festivais de cinema onde foi apresentado. 
   Desaconselhável a cabeças quadradas e/ou pessoas que levam a vida e a si mesmas demasiado a sério. 

1 comentário: