quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PRESIDENCIAIS 2011: TRIUNFO ABSOLUTO... DA ABSTENÇÃO


Compartilho convosco um comentário da minha lavra na edição online do jornal i, de 27 de Janeiro, a propósito da elevada taxa de abstenção registada nas últimas eleições presidenciais. Um convite à reflexão ou como consegui escrever tanto sem avacalhar. :)

Vejam a notícia em:
http://www.ionline.pt/conteudo/100198-cavaco-perde-meio-milhao-votos-

A vitória sem chama de Cavaco Silva foi apenas o corolário daquela que, muito provavelmente, ficará para a História como a campanha eleitoral mais desinteressante no pós-25 de Abril. Outra coisa, aliás, não seria de esperar. Com a reeleição do atual Presidente da República mais que assegurada e face ao leque de candidatos que se perfilaram para tentar impedir essa inevitabilidade, muitos eleitores precocemente se desligaram da campanha. Esta pautou-se por uma exasperante vacuidade de ideias, projetos ou soluções para o País, assentando antes na baixa política. Esperava-se que, estando em jogo a eleição da mais alta figura do Estado, o nível do debate fosse proporcionalmente elevado, o que esteve longe de se verificar. Até porque, diga-se em abono da verdade, não existiu um verdadeiro debate democrático ao longo de toda a campanha. A menos, é claro, que se considerem relevantes ou minimamente esclarecedores os diversos debates televisivos onde os vários candidatos dirimiram insinuações e acusações por vezes torpes e cujas audiências atestam bem a indiferença dos espetadores em relação quer ao conteúdo quer ao formato dos mesmos..
Tudo nestas eleições foi demasiado previsível e demasiado cinzento, começando pelos candidatos que avançaram para a corrida a Belém (execeção feita a José Manuel Coelho cujo histrionismo trouxe algum colorido à campanha eleitoral) e terminado no resultado mais do que esperado. Acossado pelos seus adversários devido aos negócios pouco transparentes envolvendo a compra de ações da SLN a preço de saldo, bem como da compra de uma casa de férias no Algarve e apoiado sem grande convicção pela Direita (note-se a ausência de Passos Coelho e Portas na festa da vitória no CCB), Cavaco venceu mas não convenceu, penalizado, entre outras factores, pelas muitas incongruências cometidas ao longo do primeiro mandato e da sua recusa terminante em esclarecer a opinião pública sobre os contornos dos negócios que realizou com o seu velho amigo, entretanto caído em desgraça, Oliveira e Costa. Não admira, portanto, que seja o PR reeleito com menor número de votos, suplantado pela abstenção...
Também o fiasco da segunda candidatura a Belém de Manuel Alegre era previsível dada a perda da principal mais-valia da primeira quando se assumiu como um candidato independente e antissistema, concorrendo mesmo contra o próprio partido. Desta vez Alegre contou com o apoio oficial do PS , o qual revelou ser um presente envenenado. Antes, já Alegre fora brindado com o apoio extemporâneo do BE que tentava capitalizar em seu favor o resultado eleitoral obtido por Alegre há 5 anos. Rapidamente a sua candidatura se tornou, portanto, bipolar. Incapaz de congregar a Esquerda em torno da sua candidatura, Alegre assistiu impotente à transfuga de votos para Fernando Nobre que assumia o lugar de candidato apartidário que outrora lhe pertencera. Nobre pode ter surpreendido com o seu resultado eleitoral mas também provou que não nasceu para a política. O seu discurso teve tanto de entaramelado como de inconsequente, repetindo até à náusea a palavra "cidadania". Nada trouxe, a meu ver, de novo. Apenas mais um produto dos media, não obstante os seus queixumes quanto a um putativo boicote mediático à sua campanha. Veremos o que fará nos próximos tempos. Irá talvez, como Alegre, fundar um qualquer movimento cívico com tanto de banal como de inútil?.
Ilustre desconhecido, Franciso Lopes, logrou, graças à bem oleada máquina de propaganda do PCP, um resultado razoável, apesar de tudo. Pecou por vezes pela demagogia e ortodoxia habituais na retórica comunista. A sua candidatura serviu apenas para subtrair votos a Alegre e pulverizar a Esquerda.
Defensor Moura e José Manuel Coelho mais pareciam candidatos regionais de Viana do Castelo e da Madeira, respetivamente. Nenhuma das candidaturas seria para levar a sério, ainda que Coelho tenha obtido o voto de muitos descontentes com o deplorável estado do país, logrando ficar à frente de Defensor Moura, cacique de Viana do Castelo que, ainda assim, obteve uma votaçao residual na sua cidade.
Face ao exposto. a grande vencedora das eleições presidencias foi, indubitavelmente, a abstenção que atingiu novo recorde. Explicações para este facto há várias: o desencanto de muitos portugueses com a classe política, a previsibilidade do resultado eleitoral, a natureza do cargo em disputa, a fraca qualidade dos candidatos em jogo e, como se isso não bastasse, os problemas burocráticos causados pela utilização do Cartão de Cidadão que contribuiu para a abstençao involuntária de muitos eleitores..
Razões para ir votar no último domingo havia, portanto, poucas. À medida que o tempo passa, o povo vai-se divorciando mais e mais da política. Alguém o poderá censurar? Isto apesar de alguns políticos nos tentarem fazer crer que a abstenção é uma espécie de crime político cometido por cidadãos relapsos a quem é indiferente viver em democracia ou ditadura. Obviamente, é mentira. Esta democracia enferma é que já não serve....

JUNTEM-SE A NÓS NO FACEBOOK


Pela terceira (ou será quarta?) vez, a conta da sexshop O Sexo dos Anjos foi desativada no Facebook, tudo indica que em resultado da ação de criaturas moralmente superiores cujas mentes pudicas se escandalizam com a publicação de imagens de belas modelos em lingerie (e ainda por cima de excelente qualidade).

Face ao exposto, e uma vez que também estamos limitados no que concerne ao número de pedidos de amizade que podemos enviar a partir da nossa nova conta (sim, porque nós não desistimos de marcar presença na fantástica(?) rede social em questão), convidamo-vos a voltarem a adicionar-nos seguindo o link abaixo ou pesquisando "Anjo Atrevido" no Facebook.




Ficamos à vossa espera! ;)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

VERDADES ABSOLUTAS

Todos os cogumelos são comestíveis. Alguns só uma vez... 

Amigos vêm e vão, inimigos acumulam ... 

Os trabalhadores mais incapazes são sistematicamente promovidos para o lugar onde possam causar menos danos: a chefia...

Os chefes são como as nuvens, quando desaparecem fica um dia lindo...

As hierarquias são como as prateleiras, quanto mais altas mais inúteis!

O teu futuro depende dos teus sonhos. Não percas tempo... Vai dormir!

A MULHER SÓ TRAI POR JUSTA CAUSA

 O homem chega a casa e encontra a mulher na cama, com outro, trintão, bonitão, com tudo no sítio, bronzeado, musculado e cheio de amor para dar.

Arma o maior escabeche, mas a mulher interrompe-o:

 Antes deverias ouvir como tudo isto aconteceu...

Encontrei este jovem na rua, maltrapilho, cansado e esfomeado. Então, com pena do estado dele, trouxe-o para casa. Servi-lhe o jantar que tu não comeste no dia anterior porque tiveste uma reunião até tarde, guardei o jantar no frigorífico, lembras-te?
 Ele estava descalço, então dei-lhe aquele par de sapatos que, como foi a minha mãe que te deu, nunca usaste.
Ele estava com sede e eu servi-lhe aquele vinho que estava guardado...para aquele sábado que prometeste mas que nunca chegou... pois, estás cansado e tens sempre muito que fazer com mil reuniões.
 As calças estavam rasgadas, dei-lhe aquele par de jeans quase novo...que ainda estava em perfeito estado, mas que já não te serve.
Como estava sujo, aconselhei-o a tomar um banho.... no final, dei-lhe aquela perfume francês novinho que  nunca usaste porque não era a tua marca favorita.

No fim ele perguntou:
- Senhora, não tem mais nada que seu marido já não use?

Nem respondi!!!!!!!
Dei logo!!!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

OS MAGNÍFICOS EM TODO O SEU ESPLENDOR (5ª PARTE)











A bela cidade da Figueira da Foz nunca mais será a mesma depois da última reunião dos Magníficos que até incluiu um divertidíssima sessão de tiro ao alvo no Ginásio Clube Figueirense, cortesia do nosso insigne amigo e impoluto dirigente desportivo, Duque.
Aqui ficam alguns dos instantâneos devidamente legendados desse memorável dia:
Foto 1: Leo borra-se todo após apanhar um valente susto quando servia de alvo humano.
Foto 2: O segundo Casal Maravilha do grupo (o terceiro é composto pelo Leo e pelo Soneca que se vão revezando no uso da peruca loira) exibe ufano o resultado da sua pontaria mais ou menos afinada.
Foto 3: Palavras para quê? São duas Magníficas em todo o seu esplendor.
Foto 4: Pai, Filho e Espírito Santo (não necessariamente nesta ordem).




sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Deuses de ouro com pés de barro

O problema de uma pessoa se colocar num pedestal de moral e virtude é a exposição a que se submete voluntariamente. Sempre pensei que nos dias de hoje, onde tudo se sabe, ninguém corrupto se imolaria em praça pública. Contudo, já os nossos dirigentes dizem a quem é de fora que a nossa imprensa é mole. E na realidade assim parece.

Como foi possível abafar tantos casos ao longo da última presidência, com as escutas à cabeça, ultrapassa-me. Mas o que realmente me surpreende é que desde que o caso do BPN rebentou o presidente tenha escapado incólume como se conseguisse passar por entre as gotas de água no meio de uma tempestade. Mas pelo que tem vindo ao lume, muito a medo, é muito mais vasto e em muito excede o BPN. A acreditar nos jornalistas foram 247 mil euros de lucro em dois anos, nada mal!!!
Hoje na última folha do Publico vinha “As irregularidades em torno da sua casa no Algarve revelam que não basta dizer que é preciso “nascer duas vezes” para se ser mais sério do que o candidato Presidente. Ao afirmar que uma eventual segunda volta levará a uma subida das taxas de juro, demonstrou também que nem sempre “fala a verdade aos portugueses”.”. E dentro do jornal vinham detalhes de como se foge ao fisco, avaliando uma propriedade a 600 metros da costa, 600m2 de construção bruta, numa área de 1891m2 por apenas 27 mil contos (135 mil €). Arranjem-me uma propriedade igual e eu arranjarei o dinheiro. Mas o melhor é que esta propriedade foi obtida por permuta com um terreno de 1485m2 com uma moradia de 20 anos muito mais pequena situada a muitos quilómetros da praia. Trocar para ficar a perder soa a subornos…

Outras ilegalidades vinham descritas, contudo, já enjoa.

Mas é preciso lembrar que o homem que hoje é candidato a presidente, quando era primeiro-ministro dizia que nunca se enganava e raramente tinha dúvidas. O que não é o mesmo que enganar os Portugueses e ter muitas falhas de memória quando a situação convém.

Votem Domingo em consciência

Ao ponto a que isto chegou... e depois é dificil pagar 500€ como salário minimo

A informação que se segue é não confirmada, e o mais profundo do meu ser espera que não seja verdade, contudo redamo-nos às evidências.

Por cada reunião do conselho de administração das cotadas do PSI-20, os administradores não executivos - ou seja, sem funções de gestão - receberam 7427 euros. Segundo contas feitas pelo DN, tendo em conta os responsáveis que ocupam mais cargos deste tipo, esta foi a média de
salário obtido em 2009. Daniel Proença de Carvalho, António Nogueira Leite, José Pedro
Aguiar-Branco, António Lobo Xavier e João Vieira Castro são os "campeões" deste tipo de funções nas cotadas, sendo que o salário varia conforme as empresas em que "trabalham".

Proença de Carvalho é o responsável com mais cargos entre os administradores não executivos das companhias do PSI-20, e também o mais bem pago. O advogado é presidente do conselho de administração da Zon, é membro da comissão de remunerações do BES, vice-presidente da mesa da
assembleia geral da CGD e presidente da mesa na Galp Energia. E estes são apenas os cargos em empresas cotadas, já que Proença de Carvalho desempenha funções semelhantes em mais de 30 empresas. Considerando apenas estas quatro empresas (já que só é possível saber a remuneração em empresas cotadas em bolsa), o advogado recebeu 252 mil euros. Tendo em conta que esteve presente em 16 reuniões, Proença de Carvalho recebeu, em média e em 2009, 15,8 mil euros por reunião.

O segundo mais bem pago por reunião é João Vieira Castro (na infografia, a ordem é pelo total de salário). O advogado recebeu, em 2009, 45 mil euros por apenas quatro reuniões, já que é presidente da
mesa da assembleia geral do BPI, da Jerónimo Martins, da Sonaecom e da Sonae Indústria.

Segue-se António Nogueira Leite, que é administrador não executivo na Brisa, EDP Renováveis e Reditus, entre outros cargos. O economista recebeu 193 mil euros, estando presente em 36 encontros
destas companhias. O que corresponde a mais de 5300 euros por reunião. José Pedro Aguiar-Branco é outro dos "campeões" dos cargos nas cotadas nacionais.
O advogado é presidente da mesa da Semapa (que não divulga o salário do advogado), da Portucel
e da Impresa, entre vários outros cargos. Por duas AG em 2009, Aguiar-Branco recebeu 8080 euros, ou seja, 4040 por reunião.

Administrador não executivo da Sonaecom, da Mota-Engil e do BPI, António Lobo Xavier auferiu 83 mil euros no ano passado (não está contemplado o salário na operadora de telecomunicações, já que não consta do relatório da empresa). Tendo estado presente em 22 encontros dos conselhos de administração destas empresas, o advogado ganhou, por reunião, mais de 3700 euros.

Apesar de desempenhar apenas dois cargos como administrador não executivo, o vice-reitor da Universidade Técnica de Lisboa, Vítor Gonçalves, recebeu mais de 200 mil euros no ano passado. Membro do conselho geral de supervisão da EDP e presidente da comissão para as matérias financeiras da mesma empresa, o responsável é ainda administrador não executivo da Zon, tendo um rácio de quase 5700 euros por reunião. dn.pt, 16 Abril

Nota: não haverá por acaso qualquer ligação entre isto, o "déficit", e a situação de total descalabro do país? Se estes senhores são tão bons para ganharem tanto dinheiro só para assistirem a reuniões e
manifestarem as suas opiniões, como pode o país destes senhores encontrar-se no estado em que se encontra? Qual é o real valor, a credibilidade e o reconhecimento internacional destes senhores tão bem
pagos e que andam há tantos anos "por aí" na vida política e empresarial portuguesa? (estas "dúvidas" estendem-se aos administradores executivos que sempre farão um pouco mais que assistir a reuniões e mandar "palpites"... e por isso sempre ganharão um pouco mais).
É (deveria ser!) urgente varrer este País...

Como fazer dinheiro de uma forma facil...

Depois de ouvir um capitão de abril dizer que Cavaco é o garante da
liberdade dos Portugueses e de ouvir o próprio candidato dizer que era
injusto os que menos têm pagar pela crise, eis que surge um video com
alguns factos interessantes.

Não será preocupante ter um presidente com tanta falta de memória.

Votem em consciência



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

2 em 1 [Panteão das Divas + Sonoro da Semana]

Pedindo desde já desculpas pela minha ausência, oferto-vos hoje um 2 em 1!
Uma diva Portuguesa que debita um sonoro fantástico!
Falo-vos desta Senhora!
Trata se de AUREA! A nova coqueluche da "Música Soul" nacional
O seu Álbum de estreia é disco de Ouro e encontra-se em n.º 2 do Top Nacional de Vendas! Intérprete de ‘Busy (For Me)’ já é para muitos a voz nacional revelação de 2010! O álbum de estreia de Aurea atingiu esta semana a marca de Ouro em Portugal, encontrando-se em segundo lugar do Top Nacional de Vendas! Aurea já é para muitos a voz nacional revelação de 2010. Depois de vários showcases nas FNAC e até um dueto do tema ‘Love me Tender’ com Elvis Presley (aprovado pela família do mesmo e incluído no álbum ‘Viva Elvis’, editado no final de 2010), Aurea iniciará brevemente as actuações ao vivo nos palcos nacionais, com a garra e voz únicas que a caracterizam, acompanhada por uma grande banda de músicos conceituados e reconhecidos no nosso panorama musical. Detentora de voz poderosa e cativante, apesar dos seus 23 anos, Aurea tomou de assalto as ondas hertzianas nacionais com o single de estreia “Busy (For Me)”, que faz parte do alinhamento do seu álbum de estreia, homónimo, que chegou às lojas a 27 de Setembro 2010. Tanto “Busy (For Me)” como o disco “Aurea” estiveram várias vezes em n.º 1 do iTunes (Portugal).

O video que se segue mostra a versatilidade de quem (mesmo com uma cara de quem acordou à 10 minutos) debita uma potencia vocal tão característica deste género musical



Um pouco "down" mas não "out for the count" voltarei à vossa companhia aguardando mais intervenções blogueiras por parte dos outros elementos!

Eu voto... hehehe

Recebi este link hoje e porque não partilhar???



O voto foi uma conquista e transformou-se no nosso dever.

Concordemos ou não com o sistema, votando é que podemos expressar a nossa concordância.

Votem em consciência.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CAIXA DE REMORSOS


Redemoínham sombras e recordações

na penumbra deste quarto despido

Fantasmas soltos numa dança frenética,

hipnótica e sem sentido

Lembranças erguendo-se qual imensa

fénix crepuscular cujas asas de fogo

cauterizam as chagas na minha alma


Sentado no chão entre retratos rasgados

despojos de uma outra vida

exorcizo os meus demónios interiores

solto a raiva incontida

que me devora as entranhas

e que me afastou de ti


Abro a minha caixa de remorsos

sob um gotejar de luz fria

fecho os olhos entre lágrimas

e recordo a tua presença fugidia

recordo o teu sorriso aberto

que foi alvorada no meu reino sombrio


Para a minha alma ferida

foste bálsamo e redenção

ajudaste-me a levantar do chão

vezes e vezes sem conta

Foste o sol que me aqueceu

Foste uma ilusão que se perdeu


Rasgo poemas escritos em segredo

palavras inúteis que nunca te direi

Como pudemos magoar-nos assim?

Cada dia mais perto do fim...

Não consegui calar a revolta

Deixei o amor escapar-me entres os dedos

como a areia que se escoa na ampulheta da Eternidade


Eterno será o meu remorso

perdurará à morte do próprio Tempo

será o meu imerecido epitáfio

quando zarpar num mar de trevas

para nunca mais voltar...

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PANTEÃO DAS DIVAS


Conforme prometido e porque o que é nacional é bom, apresento-vos hoje aquela que considero ser um dos mais belos espécimes da mulher lusitana : Clara de Sousa.

Por mais deprimentes ou fúteis que sejam, as notícias que quase todas as noites a Clarinha nos traz soam sempre mais interessantes na sua irresistível voz rouca.

Nascida a 29 Novembro de 1967 (43 anos) no Estoril, Clara de Sousa iniciou o seu percurso profissional de jornalista na rádio em 1986. Estreou-se na televisão com o programa "Há Desporto" (1991) emitido pela RTP.

No final de 1992, foi selecionada para ser a pivô principal do bloco informativo da TVI do fim-de-semana, tornando-se assim o primeiro rosto dos telejornais da estação.

No final de 1996, foi convidada a apresentar o Telejornal da RTP1, função que desempenhou durante os quatro anos seguintes. Pelo meio foi também o rosto do magazine diário "Cais do Oriente" dedicado à Expo 98.

Com o lançamento da SIC Notícias em 2000, Clara de Sousa transfere-se para o novo canal tornando-se a pivô do horário nobre da estação. Quatro anos depois, passa a apresentar o Primeiro Jornal da SIC de segunda a sexta de onde transitou para o Jornal da Noite. Tornou-se assim a única jornalista portuguesa a ser pivô dos principais noticiários dos três canais generalistas.

Em 2007, com 39 anos, é surpreendida com o troféu "A Mulher Mais Sexy do País", uma iniciativa do jornal "Correio da Manhã" e que Clara de Sousa venceria (merecidamente, diga-se) três vezes consecutivas.

Divorciada e, tanto quanto sei, boa rapariga, a Clarinha rivaliza em charme e beleza com a nuestra hermana Sara Carbonero.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Teoria do caos

Hoje eu testei a teoria do caos em todo o seu esplendor.

Uma telha partida,  ramo em cima do telhado, uma serra eléctrica e uma consequência esperada. A poda de uma mimoseira de forma a retirar os ramos que ameaçavam a integridade da casa. Contudo, o que aparentava ser uma situação pacifica, o tempo estava bom, fazia sol e estava seco,  em pouco tempo se descontrolou. A serra ficou presa sendo necessário liberta-la com uma machada em cima de um escadote, mas, quando todas as variáveis pareciam conhecidas, eis que surgem uma vinda do nada, a arvore tinha caído, partido a telha, e ficou apoiada sobre a casa e, assim permanecia... até eu cortar o ramo que estabilizava a mimoseira sobre a casa. Nesse instante, e tudo se passou num instante, um barulho enorme, um pensamento "foda-se" não houve tempo para mais, aliado à sensação de que estou lixada. No instante seguinte estava meio esborrachada contra a parede ainda em cima do escadote, já sem machada, o movimento tinha cessado, a serra cai ao meu lado, a adrenalina corre intensamente nas minhas veias, a dor vem depois. Mais uma variável cai do céu (há que chame de anjo da guarda) um outro ramo da árvore atinge o solo e para a mimoseira, assim dou por mim a pensar como escapar da minha prisão em vez de algo infinitamente pior.

A vida é assim, feita de uma sucessão de variáveis, de imponderáveis que nos atiram de um lado para o outro como se curvas de um rio se tratassem. Por vezes o rio é calmo, mas quando menos esperamos, lá aparecem os rápidos para nos trocarem as voltas.







A teoria do caos pela wikipedia:

Em sistemas dinâmicos complexos, determinados resultados podem ser "instáveis" no que diz respeito à evolução temporal como função de seus parâmetros e variáveis. Isso significa que certos resultados determinados são causados pela acção e a interacção de elementos de forma praticamente aleatória. Para entender o que isso significa, basta pegar um exemplo na natureza, onde esses sistemas são comuns. A formação de uma nuvem no céu, por exemplo, pode ser desencadeada e se desenvolver com base em centenas de factores que podem ser o calor, o frio, a evaporação da água, os ventos, o clima, condições do Sol, os eventos sobre a superfície e inúmeros outros.
Além disso, mesmo que o número de fatores influenciando um determinado resultado seja pequeno, ainda assim a ocorrência do resultado esperado pode ser instável, desde que o sistema seja não-linear.
A conseqüência desta instabilidade dos resultados é que mesmo sistemas determinísticos (os quais tem resultados determinados por leis de evolução bem definidas) apresentem uma grande sensibilidade a perturbações (ruído) e erros, o que leva a resultados que são, na prática, imprevisíveis ou aleatórios, ocorrendo ao acaso. Mesmo em sistemas nos quais não há ruído, erros microscópicos na determinação do estado inicial e atual do sistema podem ser amplificados pela não-linearidade ou pelo grande número de interações entre os componentes, levando ao resultado aleatório. É o que se chama de "Caos Determinístico"

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Magníficos "On tour" - Figueira da Foz

Conforme prometido!
Fotozinhas desse extraordinário "Cumbíbio" do passado Fim de Semana
Depois de um agradável repasto deslocámo-nos à Secção de Tiro Desportivo do Ginásio Clube Figueirense do qual este vosso humilde escriba faz parte, para um resto de tarde a dar no chumbo!
A foto da praxe dos Magníficos
Paulo "Cobra" o braço forte da Lei!

Andreia mostra como se agarra no "ferro"
Claramente o "mestre" deve ser bom... ao 6º Tiro um 10 centrado

Mais nos vossos emails... Agradecido pela Visita!

Peixes, peixinhos e afins…

Sempre achei os aquários um pouco limitativos, assim gosto de ver os peixes ao vivo e a cores. Dos mais pequenos aos maiores, todos têm o seu encanto, mas devo admitir que nutro um especial carinho pelos tubarões. Deixo aqui o tubarão oceânico de pontas brancas, tiradas no mar vermelho. Riquinho, não??
Espero que com esta rubrica consiga converter algumas almas ao mergulho.






quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

FILMES DE CULTO


Ano novo, vida nova, rubrica nova e até ortografia nova! Sim, porque no seguimento de uma resolução tomada para 2011, adotei o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP) pelo que doravante escreverei de acordo com a ortografia atualizada (e "abrasileirada" segundo alguns detratores do AOLP). Mas isso agora não interessa nada...

Visando a dinamização e diversificação do nosso amado (pelo menos por alguns de nós) blogue, inauguro hoje uma nova rubrica destinada a dar a conhecer alguns dos meus filmes de culto, aqueles que por algum motivo me marcaram e os quais periodicamente sinto necessidade de rever.

Escusado será dizer que a presente rubrica é aberta à participação de todos os restantes Magníficos. Decerto que todos vocês têm a vossa própria seleção de filmes de culto e por isso desde já vos convido a compartilhá-la connosco. Desse intercâmbio fílmico resultará certamente um enriquecimento cultural ou ,no mínimo, uma boa dose de emoção e diversão.

As honras de inauguração da rubrica "Filmes de culto" cabe àquele que eu escolheria para ser o filme da minha vida: "Fight Club" (Clube de Combate), realizado em 1999 por David Fincher e baseado no magistral romance de Chuck Palahniuk. No elenco pontuam Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham-Carter.

Para quem não teve ainda o privilégio de ver esta pérola da 7ª arte, deixo aqui a sinopse:

Jack (Edward Norton) é um sujeito comum que anseia por escapar à sua vida monótona. Conhece então Tyler Durden (Brad Pitt), um carismático vendedor de sabões com uma filosofia tão estranha quanto radical. Entre outras coisas, Tyler acredita que a realização pessoal é para os fracos. É a auto-destruição que torna a vida merecedora de ser vivida.

Após lutarem mano a mano no parque de estacionamento de um bar, Tyler e Jack ficam viciados na adrenalina da refrega e decidem fundar um clube de combate secreto cuja primeira regra é: não falar do Clube de Combate!

No mundo distorcido de Tyler Durden, os rituais secretos de combate são vividos como um desafio a todos os limites. O que é a lealdade? Que sentido faz pertencer a um grupo? A solidão é uma libertação ou a imagem íntima do terror?

A violência patente no filme não serve para promover ou glorificar o combate físico mas sim para os participantes na organização experimentarem sentimentos numa sociedade niilista que de outra forma estariam dormentes.

As lutas represantam, no fundo, um ato de resistência ao impulso de estar "encapsulado" na sociedade.

Marla Singer (Helena Bonham-Carter) será o terceiro elemento de um triunvirato extraordinário e inesquecível que protagonizará uma história de amor esquizofrénico onde nem tudo o que parece é.

À medida que o Clube de Combate se expande e o Projeto Destruição arranca, Jack descobre a verdade chocante sobre Tyler Durden bem como os seus planos.


Minha classificação: 5 estrelas!