quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O HOMEM SEGUNDO A QUÍMICA

Elemento: Homem
Símbolo: Hm
Massa atómica: normalmente 70, mas pode variar entre 0-150kg.
Descoberto por: Eva
Ocorrência: normalmente encontrado junto ao elemento Mulher (Mu), em alguns casos a concentração é bastante elevada.
Propriedades gerais:
- perde a estabilidade quando misturado com etanol;
- passa a estados de baixa energia depois de reagir com o elemento Mulher (Mu);
- ganha massa com o passar do tempo, e a capacidade reativa diminui;
- raramente encontrado na forma pura após 14 anos;
- normalmente recoberto por uma camada dura, mas com um interior mole;
- estrutura simples.
Propriedades químicas:
- propridades alteradas quando reage com formas impuras de Mulher (Mu);
- pode reagir com vários isótopos de Mulher (Mu), e em alguns casos a reação é muito rápida;
- pode reagir de forma violenta quando submetido a pressão.
Armazenamento: reatividade só é satisfatória após 18 anos.
Usos: beneficio do elemento Mulher (Mu).
Cuidados: pode reagir de forma violenta se impedido de interagir com o elemento Mulher (Mu). O elemento mulher pode torná-lo muito maleável.

PANTEÃO DAS DIVAS: JENNIFER LOPEZ




Para os aprecidadores de bombas latinas com curvas sinuosas e sangue caliente que, tal como eu, não acham grande graça à escanzelada Eva Longoria, Jennifer Lopez é tudo isso e muito mais.

Jennifer Lopez (J-Lo para os amigos) nasceu há 42 ano num bairro situado no Bronx (Nova York), onde cresceu. É filha de porto-riquenhos e tem duas irmãs.

Lopez fez todo o seu percurso escolar em colégios católicos exclusivamente femininos. Financiou aulas de canto e dança para si mesma a partir dos dezanove anos. Depois de frequentar a universidade pública Baruch College por um semestre, Lopez dividiu o seu tempo trabalhando num cargo jurídico, fazendo aulas de dança e apresentações de dança em clubes noturnos de Manhattan. Em 1987, fez uma pequena participação no filme "My Little Girl". Depois de meses de audições para papéis de dança, Lopez foi selecionada para ser uma dançarina em vários clipes de rap, para um episódio de 1990 do "Yo! MTV Raps", para ser dançarina de apoio dos New Kids on the Block e no American Music Awards de 1991. Contudo, o seu primeiro trabalho considerável só aconteceu em 1990, quando foi dançarina no programa humorístico de televisão In Living Color. Pouco tempo depois, Lopez tornou-se dançarina de apoio de Janet Jackson e fez uma aparição no teledisco da cantora "That's the Way Love Goes" (1993). Também dançou ao lado de Janet no clip "If".

Ao longos anos, Lopez tem desenvolvido em paralelo uma pouco convincente carreira como atriz. Na sua filmografia, consta, por exemplo, "Gigli" onde contracena com Ben Affleck e que foi arrasado pela crítica.

Já este ano, Jennifer Lopez foi eleita a mulher mais bonita do mundo, pela revista 'People'. A publicação norte-americana coloca-a no topo das celebridades mais belas de 2011, à frente de Reese Witherspoon e Katie Holmes (com tão fraca concorrência. não admira que tenha conquistado o título em questão). Ainda assim, estamos perante um vulcão de sensualidade que alimenta as fantasias masculinas (e não só...).

FILMES DE CULTO: UM DIA DE RAIVA


      
      Já todos, em algum momento das nossa vidas, tivemos um dia assim. Um daqueles dias em perdemos a cabeça e partimos a loiça toda. Um daqueles dias em que estamos em pé-de-guerra com o mundo.
      Realizado em 1993 por Joel Schumar (na época em que ainda fazia bons filmes, muito antes das aberrantes sequelas de "Batman Retuns"), "Um Dia de Raiva" ("Falling Down") com um elenco de luxo, encabeçado por Michael Douglas e Robert Duvall.
      As autoestradas estão bloqueadas. O terror espreita as nossas cidades. E nas lojas e restaurantes o cliente raramente tem razão. As pressões da vida na grande cidade podem enlouquecer qualquer um. Mas Bill Foster está mais que enraivecido. Ele está fora de si... e pronto para se vingar. "Vou para casa", diz para si próprio ao abandonar o seu carro preso na fila da autoestrada no dia mais quente do ano. Em vez disso, porém, mergulha num pesadelo urbano, por vezes absurdamente cómico, outras assustadoramente violento. Michael Douglas, premiado pela Academia, é Bill Foster, um tipo comum que declara guerra contra as frustrações do dia a dia. Também premiado pela Academia, Robert Duvall, é o polícia salvador, obcecado em parar a fúria devastadora de Foster. "Um Dia de Raiva" é a história destes dois homens, um thriller inconveniente e obrigatório, que deixa no ar a pergunta: "Estaremos nós num mundo de loucos?"

domingo, 28 de agosto de 2011

SABIAS QUE… A TRANSFORMAÇÃO DOS ALIMENTOS É QUÍMICA PURA?

Fica a saber porque nossa cozinha pode ser considerada um laboratório.

Nós fritamos, cozinhamos, assamos, grelhamos... E eles amolecem, endurecem, estufam e até (ploft!) explodem! Sim, estamos falando dos alimentos. Ao entrar na cozinha, boa parte deles parece passar por uma completa metamorfose. Essas transformações, acredita, são pura química.


Pensa na pipoca. A receita é fácil: óleo e milho na panela. Colocar no lume por alguns minutos e ploc, ploc, ploc! O milho estoura transformando-se em pipocas deliciosas todos conhecem. Como isso acontece? O aquecimento produz alterações na estrutura da casca do milho, impedindo que o vapor de água que se forma lá dentro escape. Sob pressão, o miolo do milho é transformado em um gel. Quando a pressão aumenta acima de um determinado limite, a pipoca estoura por causa da ruptura da casca. Neste processo, o vapor de água superaquecido e o miolo em forma de gel expandem-se e, rapidamente, se resfriam. O que temos então? A pipoca! Uma transformação química gostooooosa...


O bolo é outro clássico da química na cozinha. Basta misturar muito bem, na ordem correta: ovos, açúcar, manteiga, farinha de trigo, leite e uma colher de fermento. Após alguns minutos no forno, aquela massa molenga vira uma delícia fofinha. O segredo desta espantosa transformação está no fermento adicionado à receita. A partir do momento em que ele entra em contato com a humidade da massa, começa a libertar gás carbónico, formando pequenas bolhas que ficam aprisionadas na mistura. Durante o aquecimento, mais gás carbónico é libertado e as bolhas expandem-se, fazendo o bolo crescer e crescer cada vez mais. Enquanto isso, a água da mistura evapora. O resultado: outra delícia!


Temos também o misterioso caso do macarrão. Tradicionalmente ele é feito com um tipo especial de trigo, diferente do que é utilizado para fazer bolo porque contém mais proteínas. Quando cozido em água fervente, a massa, isto é, o macarrão absorve a água quente, mas não se desfaz totalmente por causa das proteínas. Um outro componente da massa, o amido, a faz ficar macia.


Assim como a pipoca, o bolo e o macarrão, outros alimentos se modificam. Isso quer dizer que a nossa cozinha é um laboratório de química, podes acreditar!


Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br

SABIAS QUE... A BANANA TEM SEMENTE?

A banana é uma das frutas mais saborosas e fáceis de comer e manusear. Enquanto uma barra de cereal mobiliza vários recursos para sua fabricação, a banana, além de ser mais barata e ter um custo-benefício superior, possui um preço de produção bem menor. Das vantagens e do sabor da fruta não restam dúvidas, no entanto, onde ficam localizadas suas sementes?


Ao contrário do que muitos imaginam, aqueles minúsculos pontos pretos presentes no interior da banana não são suas sementes, mas sim, apenas óvulos não fecundados. Vale ressaltar que ela é um fruto partenocárpico, ou seja, seu ovário amadurece bem antes do óvulo poder ser fecundado, portanto, as bananas que conhecemos, aquelas comestíveis, não possuem sementes.


A reprodução da bananeira ocorre de forma assexuada. Para plantar uma nova espécie, é necessário cortar um pedaço da raiz e plantá-lo, no tipo de reprodução denominado pelos biólogos de “propagação vegetativa”.


Fonte: http://www.vocesabia.net

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SABIAS QUE... A BANANA

Contendo três açúcares naturais; sacarose, frutose e glucose, combinados com fibras a banana dá-te uma reserva instantânea de energia. Pesquisas provam que somente 2 bananas dar-te-ão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Não admira a banana ser o Fruto mais consumido entre os atletas.

Mas energia não é o único benefício que a banana nos traz, ela ajuda-nos a prevenir um substancial número de doenças.

Depressão
De acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, substância que se sabe que ajuda a relaxar e te faz sentir melhor.

Anemia
Fortes em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglubinas e ajudam em caso de anemia.

Pressão Arterial
Este fruto tropical é muito rico em potássio e pobre em sal sendo perfeito para descer a pressão arterial. A Food and Drug Administration, nos Estados Unidos até permitiu aos produtores de bananas usarem isso como publicidade.

Cérebro
200 estudantes comeram uma banana ao pequeno almoço, ao almoço e ao lanche e provou-se que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração.

Obstipação
Em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo debelar os problemas sem o uso de laxantes.

Dor de cabeça
Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é fazer um batido de banana com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema.

Cansaço matinal
Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.

Picadas de insectos
Quando fores picado por um insecto, experimenta esfregar a zona afectada com a parte de dentro de uma casca de banana. Verás como a irritação vai acalmar.

Nervos
Bananas são ricas em vitamina B, que acalmam o sistema nervoso. Pesquisas em 5.000 pacientes, chegaram à conclusão que os mais obesos são aqueles que têm trabalhos de muita pressão. O relatório concluiu que para combater isto, devemos controlar os nossos níveis de açúcar no sangue devendo consumir comida com muitos hidratos de carbono, como a banana.

Úlceras
A banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por causa de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves. Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do estômago.

Controle de temperatura
Muitas culturas vêm a banana como um fruto "calmante" porque consegue baixar a temperatura, quer física quer emocional, nas mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, é hábito as mulheres grávidas comerem bananas para se assegurarem de que o seu filho nasce com a temperatura correcta.

Fumar
As bananas podem ajudar quem quer deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que contêm, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.

Stress
O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigénio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos "stressados" o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.

Cortes
De acordo com o "New England Journal of Medicine", comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por cortes até mais de 40%!

Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Comparando-a com a maçã, tem o quádruplo das proteínas, o dobro dos hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. É um fruto rico em potássio e uma das mais saudáveis comidas existentes.


Fontes: Texto "Republica das bananas" e Tabela.
Imagem: Just Banana It.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

DO FUNDO DO BAÚ


A capa  da edição original americana de 1978.


     25 anos... Um quarto de século, a pena máxima em Portugal, as bodas de prata de um casamento (o que, no fundo, é a mesmíssima coisa), uma verdadeira eternidade. Foi este o tempo que tive de esperar para ler finalmente a história completa deste Almanaque dos Super-heróis em cujas páginas o Homem de Aço e o Mortal Mais Poderoso da Terra se digladiavam num duelo de titãs.
      Publicado em 1980 no Brasil, um exemplar mutilado (faltavam-lhe a capa, a contracapa e a última página) foi-me gentilmente ofertado em 1984 por um primo que, de resto, me transmitiu o bichinho de ler estórias aos quadradinhos. Numa época em que o formatinho económico era rei, a editora EBAL lançou este álbum gigante em formato A3 em consonância com a grandiosidade da história narrada nas suas páginas magistralmente ilustradas por Rich Buckler.
       Intitulada "Quando as Terras chocam", a história, assinada por Gerry Conway, gira em torno de um marciano, último sobrevivente do seu planeta natal, que com a ajuda do Adão Negro e  de um outro vilão, consegue virar Super-homem contra o Capitão Marvel (vulgo SHAZAM). Pelo meio, as  respetivas congéneres femininas, Supergirl e Mary Marvel, procuram impedir que o excesso de testosterona leve a que os heróis (que até eram amigos) se magoem a sério.
      As cenas de combate entre ambos são épicas, sendo inesquecível aquela em que o Capitão Marvel, em desespero perante um Super-homem descontrolado, lhe arremessa uma parede de tijolos. Entre gargalhadas arrogantes, o Super-Homem ironiza: "Já mergulhei em sóis, sobrevivi a explosões nucleares e tu tentas derrubar-me com uma parede? Tem graça!"
      Só em meados de 2009, contudo, consegui juntar um exemplar em perfeito estado de conservação à minha coleção, ao comprá-lo a um colecionador particular por um preço bastante abaixo do de mercado (que varia entre os 25 e os 35 euros). Foi com avidez que, nessa mesma noite, li de um fôlego a história cujo final ignorava. 25 anos depois, o mano a mano entre o Homem de Aço e o Mortal Mais Poderoso da Terra ainda me fez vibrar de emoção e foi com imenso prazer que, dias depois, partilhei esta raridade com a minha adorável esposa, a quem já muitas vezes testara a paciência falando desta e de muitas outras histórias que marcaram a minha infância e adolescência.
     

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MAGNÍFICOS ON TOUR : ARCOS DE VALDEVEZ II

    Reservei para esta segunda série de fotos tiradas ao longo do inesquecível fim de semana em Arcos de Valdevez os momentos aquáticos e subaquáticos de uma tarde soalheira passada na piscina. Sereias, náufragos, morsas e estranhas criaturas marinhas... Há um pouco de tudo.


Duas sereias observando as tristes figuras masculinas.

Uma morsa de uma subespécie desconhecida.

Um náufrago à espera de ser resgatado.

Uma misteriosa criatura marinha.

Uma foca amestrada alimentada pela tratadora.

Paulo, o nosso pool-boy de serviço.

Fujam, meninas! Vem lá um tubaralho!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

SUPERMAN DE CARA LAVADA

Henry Cavill, o novo Superman no cinema.
    Deparei-me hoje na internet com  a primeira imagem oficial de Henry Cavill envergando o fato de Superman no filme "Superman: Man of Steel", com estreia prevista para 2013.
    Tal como suspeitava, o novo uniforme vai ao encontro (ou será o contrário?) do visual recentemente reformulado do Homem de Aço nos comics. Embora a foto não seja nítida, tudo indica que os polémicos calções vermelhos foram, à semelhança do que sucedeu na BD, eliminados. Teremos portanto um Super-homem com um visual menos gay e com sotaque britânico (Cavill é inglês e celebrizou-se com série televisiva "The Tudors".
     No elenco, pontuam nomes como Kevin Costner, Diane Lane e Russell Crowe, tendo, pela primeira vez, sido escolhido para protagonista um ator que não é um ilustre desconhecido como eram Christopher Reeve e Brandon Routh andes de usarem a inconfundível capa vermelha.
    Pessoalmente, agrada-me esta nova versão do uniforme e, com a tecnologia atual, não haverá desculpas para o resultado final não ser fantástico. "Superman Returns" ficou aquém das minhas expetativas (e decerto de muitos fãs do último filho de Krypton). Faço votos por isso para que seja desta que teremos todos a oportunidade de ver um filme condigno do Superman.
   Oxalá a profecia maia esteja errada ou o mundo acabará antes de ver esta nova adaptação ao cinema do meu heroi favorito...

Superman nº1 (2011).

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

HÉRÓIS EM AÇÃO: LANTERNA VERDE (HAL JORDAN)



Sou verde mas não sou "lagarto", graças a Deus.
  
  A pouco dias da estreia nas salas de cinema nacionais do filme "Green Lantern", deixo-vos aqui uma pequena biografia daquele que é o segundo Lanterna Verde e, seguramente, o mais querido entre os leitores de todo o mundo: Hal Jordan.

Criadores: John Broome (texto) e Gil Kane (arte)
Primeira aparição: Showcase nº22 (outubro de 1959)
Licenciadora: DC
Identidade civil: Harold "Hal"Jordan
Origem: Coast City
Família conhecida: Martin e Jessica Jordan (pais)
Base de operações: Coast City
Filiação: Tropa dos Lanternas Verdes e Liga da Justiça (membro fundador)
Poderes e armas: Todos os superpoderes do Lanterna Verda provêm do seu anel energético. Dentre eles, destaca-se a capacidade de criar objetos de energia verde, sendo a imaginação do usuário o único limite. Graças ao anel, o Lanterna Verde consegue voar, gerar campos de força e traduzir instantaneamente qualquer idioma galáctico. Existem contudo limites para o poder do anel: a cada 24 horas necessita ser recarregado através de uma bateria portátil que faz lembrar as antigas lanternas (daí o nome atribuído à personagem) e o seu poder é neutralizado pela cor amarela.

          Como referi acima, Hal Jordan é o segundo indivíduo a usar  o anel energético. Alan Scott, foi o Lanterna Verde original durante a chamada Era de Ouro dos quadradinhos. Hal Jordan é, portanto, um produto  da Era de Prata mas rapidamente suplantou em popularidade e carisma o seu predecessor.
          Em pequeno, Hal idolatrava o pai, um intrépido piloto da Força Aérea norte-americana e cedo decidiu seguir as suas pisadas, ainda que contra a vontade da sua mãe. Manteve esse desejo mesmo depois de ter assistido a um acidente fatal com um jato pilotado pelo seu pai. Aos 18 anos alistou-se como voluntário na Força Aérea e logo se destacou pela sua destreza e audácia aos comandos de qualquer máquina voadora.
           Acabou, todavia, expulso da Força Aérea na sequência de uma tentativa de desvio de um avião experimental, perpetrada pelo seu co-piloto e que resultou na destruição do aparelho. Tornou-se então piloto de testes na Ferris Aeronáutica, uma fabricante de aviões de alta tecnologia.  Hal apaixonar-se-ia por Carol Ferris, filha do magnata Carl Ferris. A relação entre ambos, porém, pautou-se sempre pela instabilidade em virtude de Carol ser sua patroa e de, mais tarde, se ter transformado na vilã Safira Estrela.
           Anos depois, um extraterrestre de nome Abin Sur despenhou-se na Terra. Moribunda, a criatura ordenou ao seu anel energético que encontrasse um humano valoroso, digno de o substituir na força policial intergaláctica Tropa dos Lanternas Verdes. Hal Jordan foi o escolhido e tornar-se-ia assim o guardião do setor 2814 que incluía o nosso planeta.  Foi então que teve conhecimento de Oa, o mundo natal dos Guardiões, e dos restantes Lanternas. Em Oa, Hal foi treinado no manejo do anel pelos correlegionários Kilowog e por Sinestro, o qual, entretanto, mudaria de campo, tornando-se num dos mais temíveis inimigos da Tropa dos Lanternas Verdes.
            Na Terra, Hal Jordan fundaria a Liga da Justiça em conjunto com outros heróis como  Flash, Aquaman e a Mulher-Maravilha. Ao longo da década de 80 do século passado, o Lanterna Verde sofreria várias transformações, tendo sido definitivamente projetado para a ribalta através da parceria que estabeleceu com o Arqueiro Verde.
            Quando, no início dos anos 1990, Coast City foi destruída e os seus sete milhões de habitantes exterminados pelos vilões Mogul e Superciborg, Hal ficou obcecado com a recriação da cidade através do poder do anel. Impedido de usar esse poder em proveito próprio, Hal rebelou-se contra os Guardiões e viajou até Oa no intuito de se apoderar à força de toda a energia da Bateria Central. Vários Lanternas tentaram detê-lo mas foram sumariamente derrotados, tendo os seus anéis sido aborvidos por um Hal Jordan ensandecido. Kilowog, um dos seu melhores amigos e um dos poucos Lanternas remanescentes foi incinerado, bem como Sinestro, libertado em desespero pelos Guardiões. Eles próprios sucumbiram e a Bateria Central foi destruída, não sem antes Hal Jordan se fundir à malévola entidade cósmica Parallax.
            O seu objetivo era agora a reconstrução da própria realidade, tendo para isso viajado até à linha final do tempo. Acabou detido apenas graças à união de esforços de praticamente todos os super-heróis da DC e do Espectro (uma das mais poderosas entidades do Universo) no clímax da saga "Zero Hora".
            Dado como morto, Hal Jordan foi substituído por Kyle Rayner como guardião do setor 2814. Já antes fora substituído por Guy Gardner e John Stewart.
            Retomou a identidade de Lanterna Verde em 2004 e atualmente é a reencarnação do Espectro.
            Ryan Reynolds dá vida à personagem na aguardada longa-metragem mas já antes o Lanterna Verde participara em diversas séries e filmes de animação como "Green Lantern: First Flight" (2008).
            Veremos se o filme faz jus ao Cavaleiro Esmeralda...

           

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PANTEÃO DAS DIVAS: KYLIE MINOGUE



    A finada Amy Winehouse disse dela um dia: "Kylie Minogue é apenas um pónei fofinho". Na verdade, esta australiana de 43 anos é uma cantora de sucesso internacional e dona de uma beleza delicodoce que decerto causava inveja à decadente cantora britânica (paz à sua alma). O que poucos sabem é que Kylie conheceu a fama através de um papel desempenhado na telenovela "Neighbours" (1985) produzida no seu país natal.
    A mais velha de três irmãs, Kylie Minogue começou cedo a sua carreira de atriz e por isso não foi levada muito a sério nos primórdios da sua carreira musical que aconteceu por mero acaso quando um executivo de uma companhia discográfica ouviu a sua versão de um hit de 1962.
    Tendo como imagem de marca as roupas sensuais (dispõe de uma marca própria de lingerie) e as poses provocantes, andou na berlinda quando participou num dueto com Nick Cave, em 1995: "Where de wild roses grow". Só cinco depois, porém, seria definitivamente consagrada ao ser convidada para interpretar o tema de encerramento dos Jogos Olímpicos de Sydney.
     Em maio de 2005 foi-lhe diagnosticado um cancro da mama o que a deixou abalada pois orgulhava-se do seu peito natural cujas medidas faziam suspeitar de implantes mamários. A doença obrigou-a a cancelar uma digressão pela Austrália mas não a impediu de, em dezembro desse mesmo ano, lançar o single "Over the rainbow", provando assim que, a despeito da sua pequena estatura (mede apenas 1,55m), estamos na presença de uma grande mulher.
    Kylie Minogue foi, ao longo dos anos, nomeada para inúmeros prémios musicais, tendo conquistado vários, bem como o título de mulher mais desejável da Austrália em 2003, eleita pela edição nativa da "FHM". Um título mais do que merecido...

Sobremesa



Olá amigos!


Como o nosso próximo convivio vai ser ao ao livre, se o S. Pedro ajudar, não poderei levar um doce fresquinho porque corre o risco de derreter. Então, levarei umas queijadinhas de leite, cobertas com canela e açúcar (para quem gostar).

O que acham?



terça-feira, 9 de agosto de 2011

MAGNÍFICOS ON TOUR: ARCOS DE VALDEVEZ

      Em vésperas de mais um glorioso convívio do nosso excêntrico grupo, eis alguns instantâneos, devidamente legendados, captados durante esse inesquecível fim de semana passado em Arcos de Valdevez. Uma experiência a repetir futuramente...



Uma paisagem bucólica mas nada silenciosa.
Xana mostra com que perna daria um pontapé ao Leo se ele voltasse a falar nas moelas.
Leo ponderando se deve ou não mijar na piscina.
Apesar da camisola, Paulo tem de se contentar em ser o fã nº2 do Capitão América.
     
Come a papa, Blandina, come a papa.
Leo, olha ali um pássaro morto!

Leo apresenta um modelo da coleção gay pride primavera/verão.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

CONVÍVIO 14-08-2011

Parque Biológico da Lavandeira



    Saudações, Magníficos!
 
    Na minha qualidade de anfitrião e organizador de mais um dos nossos convívios mensais, cumpre-me informar que o mesmo (caso o São Pedro esteja bem humorado) terá lugar no idílico Parque Biológico da Lavandeira, sito nos arredores de Vila Nova de Gaia. Recuperando uma velha tradição, faremos um piquenique a lembrar outros tempos em que, munidos dos seus farnéis e do inseperável garrafão de vinho (vulgo máquina fotográfica), os portugueses de antanho comungavam com a Natureza ao invés de se enclausurarem em centros comerciais empazinando-se de junk food.
     Uma vez que estamos em pleno agosto, haverá necessidade de alguém se voluntariar para reservar mesas VIP no parque de merendas do parque, sob pena de termos de comer no chão em cima da tradicional mantinha de xadrez, reconstituindo assim uma cena pitoresca. Apelo por isso à pontualidade e colaboração de TODOS(AS) os(as) Magníficos(as) de modo a garantir que tudo corra sem grandes percalços.
      Sem mais delongas, forneço-vos a informação essencial sobre este monumental evento:

Convivas: Blandy, Xana, Andreia (as senhoras primeiro, conforme ditam as regras da boa educação e do cavalheirismo), Soneca, Leo, Duque, Paulo e Ricardo.
Ementa: frangos assados, batatas fritas do pacote, salada mista e sobremesas diversas. Para refrescar a garganta, contaremos com o habitual contributo da Dapaval, ainda que algumas questões logísticas  se levantem mas decerto tudo se resolverá com um pouco de imaginação e boa vontade.
Ponto de encontro: residência do Casal Maravilha em Gulpilhares City
Horário: 10:30 (fuso horário do Continente e da Madeira, não dos Açores)
 
      Caber-vos-á agora organizarem-se de modo a chegarem sãos e salvos ao destino e, de preferência, à hora marcada.
      Fico ao vosso inteiro dispor para qualquer esclarecimento adicional, podendo ser contactado por email, telefone, SMS, telepatia e/ou sinais de fumo (as duas últimas aplicam-se exclusivamente ao Soneca, o nosso regressado decano que terá desta feita a seu cargo o comando das operações).
      Desejo-vos uma boa viagem e cá vos espero no próximo domingo.

HERÓIS EM AÇÃO: MULHER-ARANHA


Sei de mulheres que não depilam os sovacos mas isto é ridículo.
   Longe da popularidade e do carisma do seu congénere masculino, a Mulher-aranha (Spider-woman) também não é uma mera versão feminina do Homem-aranha. Excetuando, com efeito, o codinome poucas são as semelhanças entre ambas as personagens. Se não vejamos:
Criadores: Archie Goodwin, Sal Buscema e Jim Mooney
Primeira aparição: Marvel Spotlight nº32 (fevereiro de 1977)
Licenciadora: Marvel Comics
Identidade civil: Jessica Miriam Drew
Origem: Londres
Família conhecida: Jonathan e Merriam Drew (pais)
Base de operações: móvel
Filiação: Vingadores, SHIELD
Poderes e habilidades: além de uma extraordinária agilidade, a Mulher-aranha dispõe também de força, resistência e velocidade sobre-humanas. À semelhança do Homem-aranha, consegue aderir a qualquer tipo de superfície, embora consiga igualmente planar. É virtualmente imune a todos os venenos, drogas e radiações e o seu organismo geneticamente modificado segrega hormonas capazes de atrair ou repelir os seus alvos. Pode ainda lançar pelas mãos descargas bioelétricas que afetam o sistema nervoso central das vítimas. A intensidade do seu ferrão pode ser regulada para atordoar ou mesmo matar.

      A Mulher-aranha foi criada à pressa e não tinha nenhuma relação com o famoso Homem-aranha. O objetivo foi preservar os direitos da editora Marvel para o nome da personagem, já que existiam rumores de que a produtora Filmation tinha a intenção de lançar um desenho animado de uma personagem chamada Mulher-Aranha.
      Quando Jessica Drew tinha cerca de um ano de idade, os seus pais mudaram-se de Londres para uma pequena localidade no sopé da montanha Wundagore. O seu pai, geneticista e associado do cientista que ulteriormente se tornaria o Alto Evolucionário, descobriu uma enorme quantidade de urânio na propriedade onde estavam instalados, a qual lhes forneceu os recursos financeiros necessários para a construção de um centro de pesquisas onde poderiam continuar a desenvolver os seus controversos estudos na área da evolução, genética e regeneração celular. 
       Tudo corria de feição até a pequena Jessica adoecer, envenenada pela sua prolongada exposição ao urânio. Sendo um perito nas propriedades regenerativas e imunológicas dos aracnídeos, Jonathan Drew inoculou a filha com um soro experimental feito com uma mistura de sangue de várias espécies invulgares de aranhas, na esperança de deter a degeneração de tecidos e de imunizar Jessica contra o veneno radioativo que lhe corria nas veias.
       Jonathan Drew trancou então a pequena Jessica num acelerador genético de modo a acelerar o processo mas não obteve o efeito desejado. Mantida em estase durante décadas,  Jessica envelheceu muito mais lentamente do que o normal e, quando acordou, tinha perdido todas as suas memórias, aventurando-se num mundo que a temia devido aos seus poderes e do qual os seus progenitores haviam misteriosamente desaparecido.
       Perfilhada pelo milionário Otto Vermis, membro destacado da organização terrorista HYDRA, Jessica foi treinada para ser a assassina perfeita. A sua primeira missão consistia em executar Nick Fury, o diretor do serviço de contraespionagem SHIELD. Jessica não só desobedeceu às suas ordens como se tornou agente da SHIELD adotando o nome de código Mulher-aranha.
       À laia de curiosidade, de referir ainda que, em virtude da pressa por parte da Marvel em garantir os direitos da personagem, a origem apresentada acima estava originalmente destinada, nada mais nada menos, do que a um certo mutante com mau feito que responde pelo nome de Wolverine. Em 1979, a cadeia televisiva ABC lançou um série animada da Mulher-aranha que também foi transmitida por cá em meados dos anos 80. Além de Jessica Drew, quatro outras mulheres assumiram já a identidade de Mulher-aranha, inclusive uma transmorfa Skrull.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

HOMENS COM H MAIÚSCULO

Após muitos pedidos (e não foram só femininos) estreio hoje a rubrica “HOMENS COM H MAIÚSCULO ”. Que acham de falarmos (e não só…), sobre homens inteligentes, vividos, charmosos, interessantes e atraentes pelo que possuem na sua forma de ser, de pensar, e de viver?
O primeiro "Homem" a marcar presença neste espaço é o ator e realizador de cinema George Timothy Clooney, 49 anos, eleito duas vezes o homem mais sexy do planeta e considerado como uma das pessoas mais influentes do mundo três anos consecutivos.






Nasceu em Lexington no Kentucky a 6 de Maio de 1961. Filho de Nina Clooney e Nick Clooney (mais conhecido como o pivô de um telejornal e apresentador de um talk show na TV local, chamado "The Nick Clooney Show").

Em criança, aparecia com frequência no programa do pai ao lado da sua irmã, no qual dançavam e cantavam. Fez também comerciais de batatas fritas e de produtos de limpeza. Embora a vida em família fosse feliz para os Clooney, eles trocaram de casa diversas vezes, morando em mansões, rulotes, fazendas e casas nos subúrbios.

Ainda jovem, foi convidado pelo seu primo (e seu melhor amigo), o ator Miguel Ferrer, para atuar num filme sobre competição de cavalos. O seu papel era pequeno, mas foi o suficiente para que o jovem George deixasse seduzir-se pela Sétima Arte. Determinado, ele decidiu seguir carreira de ator e, para conseguir dinheiro para ir para Hollywood, cultivava tabaco na fazenda do seu avô, vendia seguros de porta em porta, vendia sapatos e fatos e fazia caricaturas num shooping. Em 1982 morou alguns meses com uma tia na Califórnia, e num pequeno apartamento de um amigo.

A sua carreira demorou a descolar. Ironicamente, estreou-se numa série cómica da CBS chamada E/R, que durou apenas um ano. Chegou inclusive a fazer um filme com Charlie Sheen, que não foi lançado. Participou das séries "The Facts of Life" - como o vizinho; "Roseanne" - como o chefe de Roseanne; "Sunset Beat" - como um polícia; 'Baby Talk" - como um pedreiro; "Bodies of Evidence" - novamente como um polícis e "Sisters" - como um detetive. Fez ainda algumas aparições em filmes "B" como em "A Volta dos Tomates Assassinos", até que foi convidado a integrar o elenco da série dramática da NBC, ER, como o Dr. Douglas Ross. A série deu-lhe projeção a nível internacional e abandoná-la-ia em 1999 para começar uma carreira mais efetiva no cinema.



Em 2009, George retornou à série na sua última temporada para uma participação especial.

Desde então, diversos convites para o cinema têm-lhe sido oferecidos. Entre os seus filmes mais conhecidos estão: "Três Reis", "Ocean´s Eleven", "Romance Arriscado", "Solaris", "Batman & Robin" e "Syriana", pelo qual ganhou o Globo de Ouro e o Óscar de melhor ator coadjuvante. Além de atuar em frente às câmaras, dedica-se, esporadicamente, ao trabalho de realizador, como nos filmes "Confissões de uma mente perigosa" e em "Boa noite e boa sorte", pelo qual foi indicado ao Globo de Ouro e ao Óscar de melhor realizador em 2006. Recebeu uma indicação na categoria de pior dupla, por "Batman & Robin" em 1997.

Apesar de ter uma carreira promissora em filmes bastante comerciais, decidiu investir em projetos ousados e com temáticas sociais como o filme "Syriana". Ganhou um Globo de Ouro e um Óscar de Melhor Ator Coadjuvante pela sua atuação em “Syriana” e, dois anos depois, em 2008, recebeu uma indicação ao Óscar na categoria de Melhor Ator por “Conduta de Risco”.

George Clooney foi casado com a atriz Talia Balsam de 1989 a 1993 e, após o divórcio, jurou que não voltaria a casar. Durante as gravações de um comercial de Martini, em 2000, ele conheceu a modelo e apresentadora de televisão britânica Lisa Snowdon, com quem namorou durante cinco anos. Em 2007, o ator começou um relacionamento com a modelo Sarah Larson, mas o casal se separou no ano seguinte. O casal chegou a sofrer um acidente de mota em Nova Jersey em setembro de 2007. Em abril de 2009, Clooney foi fotografado saindo com outra emprega de mesa, Lucy Wolvert, mas meses depois, em julho, o ator começou a namorar a apresentadora e modelo italiana Elisabetta Canalis, namoro que terminou em junho de 2011.

Eleito duas vezes o homem mais sexy do mundo pela revista People, em 1997 e em 2006, Clooney já fez alguns comerciais para a televisão, incluindo Fiat, Nespresso e Martini, além de ter emprestado a sua voz para uma série de campanhas publicitárias da Budweiser em 2005. O ator ainda foi eleito uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2007, 2008 e 2009. Durante a festa do Emmy em agosto de 2010, Clooney recebeu o prémio humanitário Bob Hope pelas suas ações sociais ao redor do mundo.

Fico a guardar as vossas escolhas e contributos para esta rubrica há muito aguardada.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

HERÓIS EM AÇÃO: AQUAMAN

Abstenham-se de piadolas sobre meter água, ok?


     Novamente a pedido da minha preclara esposa (habituada a conviver com um aquariano) e depois de vários momentos aquáticos e subaquáticos arruinados ao longo do fim de semana passado em Arcos de Valdevez na companhia dos demais Magníficos, é para mim uma honra apresentar-vos hoje o mais ilustre atlante, o soberano dos sete mares... Aquaman!

Criadores:Paul Morris (arte) e Mort Weisinger (texto)
Primeira aparição: More Fun Comics nº73 (novembro de 1941)
Publicado por: Detective Comics (DC)
Nome verdadeiro:Orin
Identidade civil: Arthur Carry Jr.
Origem: Atlântida
Família conhecida: Atlan (pai), Rainha Atlanna (mãe falecida), Arthur Carry (pai adotivo), Mera (esposa), Koryak (filho), possui ainda dois meios-irmãos e um filho adotivo.
Base de operações: móvel
Filiação: Liga da Justiça (membro fundador)
Poderes e habilidades: telepatia compatível com outras criaturas marinhas, sonar, fator de cura acelerado quando em contacto com a água, força, resistência e velocidade sobre-humanas em resultado das altas pressões submarinas.

      Ao longo do tempo, foram várias as origens apresentadas para este habitante das profundezas oceânicas. A mais commumente aceite é a que foi revelada em 1989 em "Legend of Aquaman Special", escrita por Robert Loren Fleming e desenhada por Keith Giffen e Curt Swan. Nesta versão atualizada da história do heroi subaquático, que mantém praticamente intacta a versão da Era de Prata, o Aquaman da Era Moderna nasce como Orin, filho da rainha Atlanna e do misterioso feiticeiro Atlan na cidade atlante de Poseidonis. Ainda bebé, foi abandonado em Mercy Reef (que está acima do nível do mar na maré baixa, fazendo-o ficar exposto ao ar, o que seria fatal para os atlantes) por causa de seu cabelo loiro, o que foi visto pelos supersticiosos atlantes como um sinal de uma maldição que eles chamavam de "a Marca de Kordax".
    Como uma criança selvagem que se criou sozinha nos confins do oceano com somente as criaturas do mar para lhe fazerem companhia, Orin foi encontrado e recolhido por um faroleiro chamado Arthur Curry, que o rebatizou de "Arthur Curry Jr." .
    Um dia, Orin voltou para casa e descobriu que seu pai adotivo desaparecera. No início da adolescência, Orin aventurou-se no extremo norte, onde conheceu e se apaixonou por uma jovem Inupiat chamada Kako. Ganhou assim o ódio de Orm (o seu futuro némesis Mestre do Oceano) que mais tarde foi revelado ser meio-irmão de Arthur, sendo filho de Atlan com uma mulher Inupiat (Time and Tide, nº 4). Orin foi expulso antes de descobrir que Kako estava grávida.
    Orin voltou então para as profundezas marítimas, permanecendo fora da vista da Humanidade por um tempo, até descobrir Poseidonis. Capturado pelo então governo ditatorial da cidade, foi colocado numa prisão, onde conheceu Vulko, também um prisioneiro político, que ensinou a Orin o idioma e a cultura atlantes. Entretanto, Orin percebeu que sua mãe também estava sendo mantida em cativeiro. Após a morte dela, Orin logrou fugir. Mais tarde, ele seguiu para a superfície, onde, sob o nome de "Aquaman", fundou a Liga da Justiça, em conjunto com Flash, Lanterna Verde e outros.
    Após o seu retorno a Poseidonis, foi coroado rei e, passado algum tempo, conheceu e casou-se com Mera. A história de Aquaman da Era Moderna é quase idêntica à da Era de Prata a partir deste ponto.
   Além da participação em várias séries animadas na TV, a solo ou lado a lado com os seus companheiros da Liga da Justiça, Aquaman também já fez várias aparições em "Smallville".

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ALMAS GÉMEAS


Há destinos que se cruzam
Corações que se unem …
Sem nunca sentir o mesmo bater
Há olhares que vão …
Muito para além do ver
Tudo tem uma razão de ser.
Existe uma entrega de palavras
Uma cumplicidade sem igual
São duas almas que se entregam
Com coragem total
Insanidade ou ilusão?
Talvez sim…talvez não…
Quem pode colocar rédeas
A uma louca paixão?
Dias passam viram meses
Existe a descoberta de um amor
Que cresce cada dia
Sem tabus nem pudor
Duas almas gémeas
Em entrega e devoção
São dois corpos unidos
Num só e único...coração.

Autor: Ana Alves