domingo, 28 de agosto de 2011

SABIAS QUE… A TRANSFORMAÇÃO DOS ALIMENTOS É QUÍMICA PURA?

Fica a saber porque nossa cozinha pode ser considerada um laboratório.

Nós fritamos, cozinhamos, assamos, grelhamos... E eles amolecem, endurecem, estufam e até (ploft!) explodem! Sim, estamos falando dos alimentos. Ao entrar na cozinha, boa parte deles parece passar por uma completa metamorfose. Essas transformações, acredita, são pura química.


Pensa na pipoca. A receita é fácil: óleo e milho na panela. Colocar no lume por alguns minutos e ploc, ploc, ploc! O milho estoura transformando-se em pipocas deliciosas todos conhecem. Como isso acontece? O aquecimento produz alterações na estrutura da casca do milho, impedindo que o vapor de água que se forma lá dentro escape. Sob pressão, o miolo do milho é transformado em um gel. Quando a pressão aumenta acima de um determinado limite, a pipoca estoura por causa da ruptura da casca. Neste processo, o vapor de água superaquecido e o miolo em forma de gel expandem-se e, rapidamente, se resfriam. O que temos então? A pipoca! Uma transformação química gostooooosa...


O bolo é outro clássico da química na cozinha. Basta misturar muito bem, na ordem correta: ovos, açúcar, manteiga, farinha de trigo, leite e uma colher de fermento. Após alguns minutos no forno, aquela massa molenga vira uma delícia fofinha. O segredo desta espantosa transformação está no fermento adicionado à receita. A partir do momento em que ele entra em contato com a humidade da massa, começa a libertar gás carbónico, formando pequenas bolhas que ficam aprisionadas na mistura. Durante o aquecimento, mais gás carbónico é libertado e as bolhas expandem-se, fazendo o bolo crescer e crescer cada vez mais. Enquanto isso, a água da mistura evapora. O resultado: outra delícia!


Temos também o misterioso caso do macarrão. Tradicionalmente ele é feito com um tipo especial de trigo, diferente do que é utilizado para fazer bolo porque contém mais proteínas. Quando cozido em água fervente, a massa, isto é, o macarrão absorve a água quente, mas não se desfaz totalmente por causa das proteínas. Um outro componente da massa, o amido, a faz ficar macia.


Assim como a pipoca, o bolo e o macarrão, outros alimentos se modificam. Isso quer dizer que a nossa cozinha é um laboratório de química, podes acreditar!


Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br

2 comentários: