quinta-feira, 24 de novembro de 2011

NAÇÕES EXTINTAS: CHECOSLOVÁQUIA




   Criada em 1918 dos escombros do Império Austro-húngaro (sobre o qual falarei brevemente) pelo tratado de Saint-Germain-en-Laye, a Checoslováquia reuniu num mesmo Estado duas nações de língua similar, os checos e os eslovacos (além de algumas outras minorias étnicas).  Tinha como capital Praga e a coroa checoslovaca como moeda ofical. O seu território correspondia às actuais República Checa e Eslováquia, incluindo até 1945 a Ruténia. Em 1993, ano da sua dissolução, possuía uma população de 15,6 milhões de habitantes.
    A convivência entre os dois povos nem sempre era tranquila pois os eslovacos  ressentiam-se da preeminência checa. Uma primeira partição ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, quando nacionalistas eslovacos aproveitaram a desagregação do país após os Acordos de Munique de 1938 para proclamar um Estado independente, chefiado pelo padre Jozef Tiso, simpatizante do 3º Reich.
   Após o conflito, o país foi reunificado. Todos os alemães  foram expulsos e a Ruténia foi cedida à União Soviética. Na sequência do Golpe de Praga, de 1948, os comunistas tomaram o poder e a Checoslováquia foi o último Estado europeu a passar para o lado soviético da "Cortina de Ferro". Uma tímida liberalização em 1968, a chamada Primavera de Praga, terminou com uma intervenção das forças do Pacto de Varsóvia que manteria o país fechado ao longo dos vinte anos seguintes.
    Apesar disso, em 1976, a Checoslovávia sagrou-se campeã europeia de futebol no torneio disputado na também extinta Jugoslávia e em cuja final derrotou a poderosa Alemanha.
   Tirando partido da política de tolerância da URSS durante o governo de Gorbatchev, o país abandonou o comunismo e recuperou sua liberdade em 1989, com a Revolução de Veludo, sob a liderança do dramaturgo e dissidenteVáclav Havel. Este, porém, não lograria impedir que suscetibilidades nacionais, encorajadas por dirigentes políticos populistas, causassem a separação amigável da República Checa e da Eslováquia em 1993, extinguindo-se a Checoslováquia, na chamada Separação ou Divórcio de Veludo.
    Em 2004, ambas as repúblicas aderiram à União Europeia.

Situada na Europa Central, a Checoslováquia existiu entre 1918 e 1993.

Sem comentários:

Enviar um comentário