Título original: Monster
Ano: 2003
Elenco: Charlize Theron, Christina Ricci, Bruce Dern
Realizador: Patty Jenkins
Duração: 109 minutos
Origem: EUA/Alemanha
Idioma: Inglês
Trailer: http://www.imdb.com/title/tt0340855/
Minha classificação: 73%
Sinopse: Escrito e realizado por Patty Jenkins, o filme (estrelado por uma irreconhecível Charlize Theron, muito bem coadjuvada pela polivalente Christina Ricci) conta a história verídica de Aileen Wuornos, uma ex-prostituta executada em 2002 pela morta de sete homens entre o final da década de 1980 e o princípio da década de 1990.
Theron tem uma das suas melhores interpretações ao incarnar Aileen, ao passo que Christina Ricci veste a pele da sua manipuladora companheira e amante Tyria Moore (rebatizada de Selby Wall no filme por questões legais).
Recém-chegada à Florida, Aileen trava conhecimento com Selby num bar. A atração entre ambas é intensa e acabam a morar juntas num motel. Para se sustentar e à sua amante, Aileen prostitui-se. Após uma tentativa de violação por parte de um cliente, Aileen assassina-o e desiste da prostituição. Contudo, face à dificuldade em arranjar um emprego a sério, devido à sua baixa instrução e ao seu temperamento agressivo, acaba por retomar a atividade. Mas desta vez com o único propósito de roubar e matar os clientes num crescendo de brutalidade. A sua derradeira vítima apenas lhe oferecera boleia, ignorando que se tratava de uma mulher da vida.
Aileen é presa e conversa com Selby uma última vez já na cadeia, percebendo que a sua ex-amante também está sob investigação por cumplicidade nos crimes. Para a proteger, Aileen assume sozinha em tribunal a autoria dos homicídios. Selby testemunha contra ela e Aileen é sentenciada à pena capital.
Prémios e indicações: pelo seu trabalho em "Monstro", Charlize Theron recebeu vários prémios de Melhor Atriz, entre os quais um Óscar e um Globo de Ouro. O filme foi ainda indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim.
Curiosidades: Theron precisou ganhar cerca de treze quilos e meio, usar uma prótese dentária e depilar as sobrancelhas para encarnar Wuornos, enquanto Ricci precisou ganhar cinco quilos para o papel de Selby Wall. A verdadeira Aileen Wuornos, conhecida por ser pouco colaborante, forneceu à realizadora Patty Jenkins centenas de cartas que escrevera na cadeia.
Sem comentários:
Enviar um comentário