sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SABIAS QUE... A CEBOLA

História
A cebola é consumida em todo mundo e faz parte da cultura de muitos povos, que associavam este ingrediente a “Cura, Força, Vigor, Proteção” entre outras simbologias e ditados.
A cebola pertence à família das “liliáceas” e subfamília das “alioídeas”, seu nome científico é “allium cepa”, procedente da Ásia Ocidental é também muito comum na Europa e na América, seu período de safra é de setembro a março. Oferece sabor especial a quase todos os tipos de pratos é considerada a base de todos os temperos.
Há três tipos principais de cebola: a cebola amarela, a branca e a vermelha, quando for comprar observe sua uniformidade e o brilho da casca.
A exemplo do alho, a cebola contém óleo essencial de enxofre que participa em diversas combinações orgânicas, em especial nas sulfamidas que com a penicilina constituem um meio mais eficaz de combater as enfermidades infecciosas. Participa ainda em outros compostos como fósforo, flúor, potássio, ácido salicílico, secretina, glicoquinase e vitaminas B e C. Apresenta na sua composição a presença de um óleo essencial, com disulfureto de alilo propilo (C6H12S2), que provocam o sabor e o cheiro característicos da cebola.

Propriedades Terapêuticas
Além de condimento base, também tem poderes terapêuticos, podendo auxiliar o organismo na defesa contra infecções. A cebola faz papel coadjuvante dos rins ajudando na eliminação das toxinas, além de fonte de fósforo, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B e C, sendo indicada para qualquer tipo de inchaço, afecções cutâneas, garganta, reumatismo, problemas de estômago e intestino (combate os vermes) e ainda é diurético auxiliando a controlar a pressão arterial.
Graças a QUERCITINA substância encontrada na cebola, um SUPER- agente antioxidante que combate infecções (gripes, resfriados, tosse, asma, bronquite), limpando as vias respiratórias. Além reduzir LDL (colesterol ruim), e elevar o HDL (colesterol bom). Outra substância encontrada na Cebola é OLERÍCOLA que evita a formação de coágulos, impede a formação de plaquetas no sangue e evitando assim o entupimento das artérias. Os flavonóides apresentam efeitos potenciais como anti-oxidantes, anti-inflamatório, protetor cardíaco, analgésico, anti-alérgico, anti-cancro, anti-diabético, anti-úlcera, entre outros.

Outro Lado da História
Além do mau hálito o consumo exagerado também pode elevar a formação de gazes, causando desconforto gastrointestinais. Por conta de duas enzimas (alinases e outra com sulfuretos) que faz com que choremos tanto quando a cortamos, causando um enorme desconforto e fazendo até que muitas pessoas não a utilizem. Existem algumas técnicas para diminuir esse desconforto, porém de pouca eficácia. A melhor delas é utilizar uma faca bem afiada, isso faz com que amasse menos, assim emitindo menos fluidos.

Cebolas: usa, porém não abuses!!!
Faz uso diário deste ingrediente, seja crua, cozida, grelhada, assada, em molhos, cremes, sopas, em saladas... Varia!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário