segunda-feira, 11 de julho de 2011

HERÓIS EM AÇÃO: SUPERMAN



     Depois de "Panteão das Divas" e "Filmes de Culto", inauguro hoje uma nova rubrica que, juntando o útil ao agradável, servirá (assim o espero) para dinamizar o nosso blogue e dar a conhecer um pouco mais a história e as estórias por detrás de alguns dos super-heróis mais populares.
     Escolhi o título "Heróis em Ação" em homenagem a uma velha coleção da editora Abril, publicada entre 1984-85, e que só recentemente consegui acrescentar ao meu vasto acervo de BD.
     À semelhança das duas rubricas por mim anteriormente lançadas, esta também estará aberta à participação de outros membros do blogue visto que, entre os Magníficos, não sou o único apreciador do género super-heroístico. Em cada entrada apresentarei uma pequena biografia da personagem em questão, dando a conhecer a sua história, poderes e algumas curiosidades.
     Cabe ao Último Filho de Krypton a honra de estrelar este primeiro "Heróis em Ação". Mesmo quem pensa saber tudo sobre o Superman, poderá ter algumas supresas lendo o texto abaixo...

Criadores: Jerry Siegel (argumento) e Joe Shuster (arte)
Primeira aparição: Action Comics nº1 de junho de 1938 (embora a data de criação seja 1933)
Publicado por: Detective Comics (DC)
Nome verdadeiro: Kal-El (significa "Filho das Estrelas" em kriptoniano e tem origem no grego arcaico)
Identidade civil: Clark Kent
Família conhecida: Jor-El e Lara (pais biológicos), Martha, Jonathan Kent (pais adotivos), Kara Zor-El (prima), Lois Lane (esposa)
Filiação: Lga da Justiça
Origem: Krypton
Base de operações: Metrópolis
Poderes e habilidades: poder de voo, superforça, visão de calor, visão de raios x, visão telescópica, visão microscópica, invulnerabilidade (exceto a kripotnita e a magia), supervelocidade, sopro congelante, superaudição, etc.

    Face à iminente destruição do planeta Krypton, o prestigiado cientista Jor-El lançou o seu único filho, Kal-El, ainda bebé rumo à Terra a bordo de uma nave espacial experimental. Chegado ao nosso mundo, o pequeno Kal-El foi adotado pelo casal Martha e Jonathan Kent que o criaram e educaram como a um filho, batizando-o de Clark Kent.
     À medida que crescia, Clark foi desenvolvendo poderes sobre-humanos, em resultado do nosso sol amarelo uma vez que o seu mundo natal era irradiado por um sol vermelho (exposto a ele, todos os superpoderes do Superman são anulados).
    Depois de uma adolescência pouco comum em Smallville (Kansas), Clark mudou-se para Metrópolis onde iniciaria a sua carreira como jornalista e onde conheceria a sua eterna amada: Lois Lane. Foi lá também que se cruzou (ou reencontrou consoante as diversas versões da história) com o seu némesis Lex Luthor.
    Combatendo o Mal e a injustiça nas suas múltiplas formas, Superman é o campeão dos oprimidos, o heroi dos heróis, um raio de esperança cruzando os céus.
     No entanto, originalmente, Superman era um vilão telepata(!). A ideia não vingou e a personagem foi reformulada pelos seus jovens criadores. Só em 1941 o Homem de Aço adquiriu o poder de voo. Antes disso, limitava-se a pular por cima de prédios e outros obstáculos. Outra curiosidade prende-se com a repetição da letra L no nome de várias personagens coadjuvantes: Lois Lane, Lara, Lana Lang, Lex Luthor... Desconhece-se o motivo para essa situação. A estreia de Superman na TV ocorreu em 1948, numa série protagonizada por Kirk Alyn. Está previsto para 2012 o novo filme do Homem de Aço, tendo como protagonista Henry Carvill (os interessados podem pesquisar no Google sobre este ator que brilhou na série televisiva "Tudors".

    

Sem comentários:

Enviar um comentário